a) Sua criação foi resultado de um amplo processo democrático na UFRGS, uma vez que, no dia 27 de maio de 2010, ocorreu uma reunião do Conselho das Entidades de Base, com 29 Diretórios e Centros Acadêmicos presentes (DAs e CAs) que decidiram por unanimidade criar uma comissão para investigar as suspeitas de apropriação indébita por integrantes da atual gestão do DCE. Tal CEB, inclusive, foi presidido por Renan Pretto, presidente do DCE.
b) A CEI, respaldada pelo estatuto do DCE e pelo CEB (órgão estudantil superior a executiva do DCE) vem realizando seus trabalhos desde o dia 1º de Junho.
c) Ao contrário do que alegado pela notificação extrajudicial do DCE, A CEI se pauta pelo princípio de que todos são inocentes até que se prove o contrário. E por isso, como primeira medida, está convocando todos os supostos envolvidos para darem a sua versão dos fatos.
d) A CEI continuará seus trabalhos até dia 21 de Junho (data estipulada pela primeira reunião da CEI) e apresentará seus resultados em um Conselho de Entidades de Base, que decidirá, de acordo com a investigação, o futuro da entidade.
e) Por último informamos que a CEI, composta por 19 DAs e CAs, não irá aceitar as ameças e as pressões que a atual executiva do DCE vem fazendo e espera que, para o bem da entidade (DCE) e pela transparência da atual gestão, os membros da executiva desta colaborem com os trabalhos da CEI e compareçam às oitivas, bem como coloquem à disposição os documentos solicitados, respeitando o estatuto do DCE e as decições do CEB.
f) REPUDIAMOS QUALQUER ATITUDE QUE DESRESPEITE A LEGITIMIDADE DOS CENTROS E DIRETÓRIOS ACADÊMICOS, ENTIDADES QUE, DE FATO, REPRESENTAM OS ESTUDANTES DESTA UNIVERSIDADE.
Comissão Estudantil de Investigação
Um comentário:
Qué vivan los estudiantes
que rugen como los vientos!
Postar um comentário